vacinas para gatos

Confira o calendário de vacinas para gatos e como funciona

Ter gatinho em casa é uma alegria, ele pula, pede carinho e deixa os dias mais contentes. Mas para que seja um bichano ativo e com sua personalidade à tona, é preciso manter os cuidados de saúde, como dar vacinas para gatos no tempo certo!

Os imunizantes cumprem papéis muito importantes na vida dos felinos, protegendo-os de doenças sérias e graves. 

Além disso, manter as vacinas para gatos em dia ajuda a cuidar também da sua família, porque algumas enfermidades podem ser passadas para os humanos. 

banner-drcash-pet-02

Vacinas para gatos: Qual a sua importância?

As vacinas para gatos são responsáveis por produzirem defesas, ou seja, anticorpos nos pets que vão protegê-los de diversos problemas de saúde. 

São muitas enfermidades que podem causar desconforto e mau-estar nos felinos, podendo levar até a óbito. 

Por isso, as vacinas são fundamentais e precisam cumprir um cronograma completo. Em cada fase do peludo, ele precisa de imunizantes específicos para proteger de doenças. 

Outra coisa boa dos imunizantes é que ele também é capaz de evitar problemas de saúde na vida dos tutores. 

Algumas doenças são transmissíveis para os humanos, e quando os pets estão protegidos, eles evitam que a sua família também fique doente. 

Quando começar a vacinação?

Em geral, os felinos precisam tomar as primeiras vacinas entre seis e oito semanas de vida. Nessa fase, o sistema imunológico do pet já estará pronto para desenvolver as defesas necessárias que os imunizantes impõem. 

Depois dessa fase, os tutores precisam acompanhar os calendários e cronogramas específicos dos bichanos. Isso porque cada tipo de pet tem um esquema vacinal diferente. 

Como as vacinas agem no organismo felino?

As vacinas quando são aplicadas nos bichanos têm a capacidade de estimular o sistema imune deles. Assim, eles conseguem desenvolver anticorpos contra algumas doenças. 

Então, caso eles tenham contato com os vírus, por exemplo, eles não desenvolvem as enfermidades ou têm sintomas mais brandos. É uma forma de cuidar e proteger os gatinhos. 

Protocolo de vacinação para gatos filhotes e adultos

Como dissemos, as primeiras vacinas devem ser aplicadas depois de, mais ou menos, dois meses de vida do felino. Isso porque, anteriormente a esse período, o leite materno é responsável por proteger os bichanos. 

Mas quando eles iniciam o desmame, é hora de iniciar o protocolo de vacinas para gatos filhotes. É importante que os tutores busquem profissionais capacitados para começar o cronograma e aplicar as doses necessárias. 

Tabela de vacinas para gatos

Existe uma tabela completa com as vacinas que os gatos precisam e com qual idade. Com ela e com a ajuda do médico-veterinário, fica mais fácil para os tutores saberem. 

Vacina V3

A vacina V3 é a tríplice, pois protege contra a calicivirose, rinotraqueíte e panleucopenia. 

Vacina V4

A vacina V4 é um reforço da anterior e também protege contra clamidiose, adicionando essa proteção e se tornando quadrupla.

Vacina V5

A vacina V5 para gatos confere todas as proteções acima e tem a proteção adicional contra a leucemia em felinos. 

Como é a vacina de raiva para gatos?

Essa é uma das vacinas que precisam de reforço. A vacina da raiva para gatos ajuda a combater essa doença que é praticamente inexistente no Brasil. Os cães também precisam tomar. 

Para os felinos, ela deve ser aplicada com 12 semanas de vida, quando ele terminar o esquema vacinal inicial. Todo ano, é preciso dar uma dose de reforço, mesmo quando são adultos. 

Qual o valor da vacina para gatos?

O preço das vacinas para gatos varia, mas a partir da primeira dose até a última os preços podem ser de R$85 a R$150. 

Algumas prefeituras realizam anualmente a campanha de vacinação contra a raiva, nesse caso as vacinas para gatos são gratuitas.

Animais adultos que nunca se vacinaram podem ser vacinados?

Sim, nesse caso, eles precisam receber o esquema vacinal o quanto antes para não correrem riscos. Quando um tutor se torna responsável por um gatinho mais velho, ele deve procurar uma clínica veterinária para descartar qualquer doença e iniciar a proteção vacinal. 

A Dr.Cash Pet cobre vacinas para gatos?

Nas clínicas que são parceiras da Dr.Cash Pet, os tutores podem parcelar diversos tratamentos e procedimentos para os bichinhos de estimação. 

Vale a pena implantar a cobertura vacinal para que os pais e mães de pets consigam proteger seus filhos de patas!

banner-drcash-pet-01

Conclusão

Cuidar da imunização dos felinos é fundamental para o bem-estar deles e de toda a família. Por isso, é muito importante que os tutores procurem clínica aptas a aplicarem vacinas para gatos no tempo certo em cada bichinho. 

A Dr.Cash Pet é uma solução feita para ajudar os tutores a cuidarem dos seus amiguinhos e também para as clínicas alavancarem as vendas. Confira mais informações!