Entenda O Conceito De Cliente Inadimplente E Como Cobrar
Ter um cliente inadimplente, sem dúvidas, é um grande problema. Além de ser um transtorno, isso pode trazer problemas financeiros para seu negócio.
Por isso, é importante saber identificar logo de cara um mal pagador e também entender sobre técnicas de negociação.
Quando falamos de procedimentos médicos, estéticos ou odontológicos, os valores podem ser altos.
Um paciente inadimplente que não arca com suas prestações vai desencadear diversos buracos no orçamento ao deixar de pagar. Neste conteúdo vamos abordar o tema e preparar algumas dicas para você se prevenir.
O Que É Cliente Inadimplente?
Basicamente, um cliente inadimplente é aquele que contrata os serviços oferecidos pelo seu negócio, mas não paga por ele.
Ou seja, é uma pessoa que não cumpriu com suas obrigações financeiras, feitas em compromisso com você ou com seu estabelecimento.
Existem muitas razões que podem levar alguém a não arcar com suas dívidas. Quando o cliente é considerado inadimplente, ele vai ficar mal visto em seu negócio e na praça.
Porém, também é preciso entender se ele está acostumado a fazer isso, está passando por uma situação difícil pontual ou se somente esqueceu de pagar.
Como Cobrar Clientes Inadimplentes?
Cobrar alguém nunca é tarefa fácil, ainda mais quando é um cliente. Para saber como cobrar um cliente inadimplente não existe passe de mágica, é preciso ter jeito e paciência, além de saber negociar.
Seja Educado
A educação pode facilitar muito as coisas. Não adianta agir com grosseria, pois a pessoa pode se sentir mais acuada e ofendida. Respeite o cliente e fale com ele com cordialidade e em tom amigável.
Cobre Sem Medo
Por mais que você seja educado, não precisa ter medo de cobrar quem te deve. Mesmo que seja uma situação desconfortável, você não pode deixar de cobrar.
Mande uma mensagem de atraso para o cliente, ligue ou, caso encontre-o, pergunte e informe sobre a dívida.
Entenda O Que Ocorreu
Busque ter empatia pela situação do cliente inadimplente. Não é porque ele está devendo que não tem caráter ou problemas.
Mostrar-se interessado em entender a situação vai deixar o paciente mais confortável e disposto a conversar e negociar. Agindo assim, você mostra o quanto o seu atendimento é humanizado.
Use Argumentos Sólidos
Explique para seu cliente porque ele precisa pagar a dívida e os malefícios de ser um mal pagador.
Tudo isso precisa ficar bem claro e bem explicado, com argumentos plausíveis. Por mais que pareça loucura, algumas pessoas precisam entender a necessidade de quitar dívidas.
Dicas De Como Lidar Com Clientes Inadimplentes
Estar preparado para lidar com clientes inadimplentes pode te ajudar a se livrar de muitos problemas e, até mesmo, evitá-los. Separamos algumas das principais dicas para agir nessas situações.
Facilite Os Pagamentos
Não adianta querer vender muito ou receber tudo de uma vez sem facilitar as formas de pagamento. As pessoas têm outras dívidas para pagar também e quanto mais fácil for a sua forma de pagamento, mais fácil fica de encaixar no orçamento.
Faça Uma Análise O Perfil Do Cliente
É possível fazer uma pré-análise de crédito do cliente junto à financeira. Assim, você saberá o histórico de pagamentos desta pessoa, se ela paga tudo em dia ou se tem dívidas pendentes.
Além disso, você pode fazer uma análise da sua empresa, se aquele valor vai impactar muito no orçamento caso não seja pago.
Defina Ações Antecipadas
Não deixe para avisar o cliente que ele está devendo depois que a dívida venceu. Perceba se ele não pagou até próximo do prazo e faça planos para avisá-lo de alguma forma. Agir antes é melhor do que precisar cobrar depois.
Comunique O Cliente Sobre A Dívida
Depois que o valor não for pago pelo cliente, não deixe de avisá-lo. É importante não desistir da quantia a receber, utilizando as técnicas já mencionadas no conteúdo.
Uma carta para o cliente inadimplente, uma mensagem, ligação, etc. Informe-o o quanto antes do débito a ser quitado. Assim, a negociação pode ser iniciada.
Por Que Ter Clientes Inadimplentes É Ruim Para O Negócio?
Ter uma base de clientes inadimplentes é prejudicial ao seu negócio porque é um dinheiro incerto a receber. Você nunca sabe se conseguirá aquela quantia de volta se continuar apenas vendendo sem uma garantia ou uma pré-análise.
Tudo isso pode impactar na organização financeira, causando prejuízos financeiros ao negócio.
E é claro que nenhum empreendedor gosta de lidar com pessoas que devem, pois é um relacionamento bastante difícil, complicado e desconfortável para ambas as partes.
Conclusão
Não existe a melhor forma de lidar com cliente inadimplente, mas existem caminhos que facilitam a negociação e acabam com as dificuldades.
O ideal é se prevenir, evitando oferecer crédito a quem não costuma pagar ou quem tem nome sujo.
Existem muitas ferramentas disponíveis atualmente que ajudam na organização financeira e no controle do que entra e do que sai de sua conta.
Por isso, também com uma equipe especializada no assunto para saber o que fazer nesses casos e como agir antes de ter problemas em seu negócio.