Entenda Como Fazer O Faturamento Médico E Como Analisar
Você sabe o que é o faturamento médico e como ele funciona? Saber todos os detalhes para o assunto é muito importante, principalmente se a sua clínica presta serviço para convênios.
O número de pessoas que possuem convênio no Brasil é alto, e estar preparado para lidar com as operadoras é fundamental.
Em especial a parte de faturamento de contas médicas é um pouco delicada, porque isso pode impactar diretamente nas suas finanças.
O Que É Faturamento De Contas Médicas?
O faturamento médico é o pagamento feito pelos convênios aos serviços prestados na clínica credenciada. Ou seja, se você prestou serviço para pacientes via convênio, quando eles te pagarem, chama-se faturamento.
Para isso, a clínica ou hospital precisa encaminhar uma guia de cobrança. Isso pode ser feito diretamente no site do convênio, em uma área destinada, ou por meio de software especializado.
O Que É A Glosa Médica E Principais Impactos No Faturamento?
O faturamento de convênios pode ter alguns problemas. Uma delas é a chamada glosa médica. Ela acontece quando a operadora se recusa a pagar o serviço prestado ao paciente por algum motivo específico ou erro de comprovação.
Para evitar a glosa e o impacto negativo que ela pode trazer às suas finanças se não for resolvida, é importante ter todas as informações comprovadas.
Um software que armazena todos os dados dos pacientes e os procedimentos que fizeram é uma boa opção.
O Que É Auditoria De Contas Médicas?
A auditoria de contas médicas serve, justamente, para impedir que as clínicas tenham problemas futuros no faturamento.
Para isso, a equipe vai verificar todas as documentações, contratos e condições financeiras do plano para arcar com os custos.
Implementando uma auditoria, é possível evitar prejuízos e organizar as contas de todos os procedimentos realizados via convênios. Logo, as glosas médicas têm menos chances de acontecerem.
O Que Analisar Na Área De Faturamento De Contas Médicas?
Para garantir o faturamento para a clínica da melhor forma, é preciso observar três itens principais. Vamos detalhar cada um para você entendê-los e não deixar passar nada.
Contratos
Quem vai fazer o faturamento precisa estar atento a todos os itens acertados no contrato entre o prestador de serviço (clínica ou hospital) e a operadora.
Uma cláusula que deve ser bem explicada é a data de pedido do pagamento para o prestador não perder o prazo.
Dados De Cadastro
Os dados de cadastro do paciente devem estar todos completos e corretos. Na hora de fazer o faturamento do convênio, se alguma informação estiver errada, pode dar problema.
As guias devem ser revisadas por mais de uma pessoa antes de serem encaminhadas para a solicitação do pagamento.
Padrão Tiss E Tuss
Existe um padrão de preenchimento de guias, chamado de TISS e TUSS. O ideal é que os prestadores de serviço sigam esse modelo, para não deixar nenhum item faltando.
Na internet, estão disponíveis validadores digitais para conferir se as informações estão todas certas e completas.
Como Fazer O Faturamento De Contas Médicas?
O faturamento médico hospitalar ou de clínicas deve seguir sempre um padrão para não mudar nenhum tipo de informação de um paciente para outro. Veja agora a melhor forma de fazer o faturamento de contas médicas.
Ofereça Treinamentos Profissionais Da Recepção
São os funcionários da recepção os responsáveis por cadastrar os pacientes e coletar assinaturas.
Por isso, é importante capacitar a equipe para que eles estejam prontos e atentos durante o preenchimento dos dados de cada pessoa, principalmente, carteirinha de convênio.
Revise Os Dados Dos Faturamento Todos Os Dias
Não deixe as guias de faturamento acumularem, o melhor é sempre revisá-las ao final do dia para verificar as informações. Seja da forma escolhida, o importante é não enviar ao convênio sem uma revisão prévia.
Invista Em Um Sistema Para Faturamento Tiss
Como dissemos, existe um padrão de preenchimento, ele está disponível gratuitamente na internet, mas contém muitas limitações. Se você investir em um desses sistemas completos, vai economizar tempo, glosas e outros problemas.
Fique De Olho No Prazo De Envio Dos Faturamentos
Lembra dos prazos? Não esqueça de sempre conferir os contratos e verificar qual é o prazo de envio das guias para faturamento médico. Sua equipe especializada deve manter essa como uma prioridade.
Qual É A Tabela De Faturamento De Contas Médicas?
Como este item é variável de acordo com a tributação e contratos de prestação de serviços da sua clínica ou hospital, o melhor é ter um contador à disposição e preparado sobre o assunto. A alíquota varia entre 6% a 33%.
Como Otimizar O Faturamento De Contas Médicas
A digitalização é o presente e o futuro. São os softwares que vão contribuir para a otimização do faturamento das contas médicas.
Você pode contar com um programa para prontuário eletrônico e impedir informações erradas dos pacientes, pode ter um sistema de TISS digital, agendamento online, prescrição digital e muito mais.
Atualmente, existem muitos programas feitos especificamente para a área da saúde, que ajudam bastante no dia a dia das equipes.
Conclusão
O faturamento médico pode ter impactos significativos se feito da forma incorreta desde o início.
Os convênios vão aproveitar qualquer tipo de erro para não pagar e gerar uma glosa. A burocracia para resolvê-las pode dar dor de cabeça ao seu negócio.
Por isso, o ideal é estar sempre atento, com uma equipe especializada em faturamento médico e investir na digitalização dos seus sistemas. Assim, é possível evitar erros, receber em dia e otimizar tempo.
Mas se você não quer ter problemas com convênios, pode pensar em implementar a Dr.Cash em sua clínica.
Somos uma forma de pagamento alternativa às operadoras, parcelando o procedimento para seus pacientes, livrando você de problemas com inadimplência e aumentando seu ticket médio.