cobrança recorrente

Como Funciona A Cobrança Recorrente De Forma Online

Implementar alternativas de pagamentos na sua clínica ou hospital é uma forma de ajudar os seus pacientes na realização dos procedimentos e tratamentos. 

Além de auxiliá-los, você também consegue evitar perda nas vendas potenciais. Uma maneira interessante é a implementação da cobrança recorrente

No mundo digital em que vivemos atualmente, o modelo de cobrança recorrente no cartão de crédito ou outras opções acaba sendo mais cômodo também ao paciente. 

Essa também é uma forma de fidelizar seu cliente, garantindo que ele consiga arcar com os custos da melhor maneira para o bolso dele. 

banner-parceria-drcash

O Que É A Cobrança Recorrente?

A cobrança recorrente é feita para o pagamento de produtos ou serviços de uma forma contratual. Ela também pode ser uma forma de mensalidade, por mês, trimestral ou da forma que for acertado entre as partes. 

O pagamento recorrente ajuda a cobrar os produtos e serviços de valores mais altos e que podem ser parcelados em várias vezes. Clubes de assinatura também funcionam com cobrança recorrente

Como Funciona Esse Modelo De Cobrança?

Nesse modelo de cobrança recorrente não se desconta nenhum tipo de crédito antecipado. Somente na data combinada entre as partes chegará a cobrança mensal, bimestral, trimestral, etc. 

Por mais que você contrate o produto ou serviço e pague no seu cartão de crédito imediatamente, o valor não será descontado do seu limite. A cobrança será somente na data desejada e debitada na fatura. 

Quais São Os Meios De Pagamentos Recorrentes?

Existem quatro tipos principais de cobrança recorrente que são as mais utilizadas e as mais comuns pela praticidade. Elas são muito boas tanto para o público-alvo como também para a empresa que as oferece. Veja quais são elas:

Boleto Bancário

O boleto bancário é bastante utilizado e uma ótima forma de pagamento para quem não tem cartão de crédito ou não quer comprometer o limite de alguma forma. 

Essa é uma forma de controle, em que o cliente vai receber os boletos próximo ao vencimento, ele paga e pode guardar os comprovantes. 

É prático e o paciente também não precisa utilizar nenhuma conta no banco para pagar por boleto, caso não queira. 

Para a clínica ou hospital os custos de emissão do documento são bem baixos. Com a solução da Dr.Cash não há nenhum tipo de cobrança para tal. 

Cartão De Crédito

Se você tem um negócio, você precisa ter uma máquina de cartão de crédito para aceitar esse tipo de pagamento. 

Com a cobrança recorrente, o valor não é descontado do limite do cliente, sendo descontado somente da fatura do mês em uma data específica.

Essa é uma maneira de garantir o pagamento pelo cliente, porque descontará diretamente da fatura dele. 

Ou seja, não depende do paciente ir atrás para pagar um boleto, por exemplo. Os serviços de streaming que existem atualmente são exemplos de cobrança recorrente no cartão de crédito. 

Transferências

O pagamento recorrente por transferência acontece como uma transferência que o próprio paciente agendou no banco. 

Para isso, o cliente deve autorizar essa cobrança programada pela clínica ou hospital. Como é algo automático feito pelo vendedor, não há preocupações de ambas as partes para pagamento ou recebimento. 

Débito Automático

O débito automático é bastante utilizado para pagar contas, como água, luz, telefone, etc. O que muita gente não sabe é que ele também é uma forma de cobrança recorrente e pode ser utilizado na venda de produtos e serviços. 

Muito parecido com a transferência agendada, o débito automático não tem o risco de esquecimento do pagamento pelo paciente. A única participação do cliente é também na autorização. 

Como Controlar Todos Esses Pagamentos?

Por mais que as formas de pagamento recorrente sejam práticas e ofereçam comodidade aos pacientes, é preciso tomar cuidado para não se perder. 

Para isso, você pode contar com ferramentas integradas à sua forma de cobrança escolhida que façam essa administração e controle. 

Quais São As Diferenças Entre Cobrança Recorrente Manual X Automatizada?

As diferenças estão, principalmente, ligadas ao tamanho do seu negócio, quantidade de clientes e serviços/produtos oferecidos. 

Isso porque, pensando em uma clínica pequena que tenha poucos pacientes, ainda é possível emitir boletos ou fazer as cobranças recorrentes nas datas previstas manualmente. 

Mas em empresas maiores, que têm uma grande quantidade de contas a serem cobradas, isso se torna inviável. 

Por isso, é melhor optar pela escolha de um sistema automatizado que faça as cobranças na data certa para você, dentro de dados informados anteriormente. 

Quais São As Vantagens Da Cobrança Recorrente Para O Seu Negócio?

Para implementar este sistema em sua clínica ou hospital, vale a pena saber especificamente quais são as vantagens para seu negócio. 

Para seu paciente também precisa ser considerado os principais benefícios, para não deixá-lo sem opções. 

Facilidade Para Empresa E Cliente

Se o seu estabelecimento oferece a compra recorrente, seja por meio de mensalidades ou qualquer outra forma, ter um método de cobrança recorrente é imprescindível. 

Todo o sistema ajudará na organização financeira, proporcionando um planejamento mais seguro e prático. 

Da mesma forma, o cliente também consegue se organizar prevendo o que ele precisa pagar e quando. Tudo isso sem ter uma perda no limite do cartão de crédito, por exemplo.

Redução De Custo

A primeira redução de custos que você vai notar é quanto às cobranças que não serão mais necessárias. Seja por telefone ou via internet, sempre há um desgaste e também um desconforto. Tudo isso será evitado. 

Tempo De Cobrança

Falando ainda sobre a cobrança, seu negócio terá um tempo de cobrança menor ou inexistente. Você não precisará ter uma empresa especializada para cobrar os clientes e uma demora maior no retorno. 

Retenção De Clientes

Proporcionar uma boa experiência ao cliente também passa pelas condições de pagamento que você oferece a ele. Oferecendo uma boa forma para ele pagar, com acordos pré-definidos deixa a retenção do cliente mais fácil. 

Além disso, fica mais simples reconquistar aqueles que já compraram com você uma vez, oferecendo, quem sabe, um novo serviço ou produto depois de um tempo. 

Como Implementar A Cobrança Recorrente?

A cobrança recorrente pode ser implementada aos poucos, caso você já tenha formas de pagamento e sirva como uma opção. 

Mas, se está começando agora, tente implementar desde o início, conversando e explicando para seus pacientes. Não se esqueça de investir também em um bom sistema automatizado de cobranças. 

banner-parceria-drcash

Conclusão

Oferecer boas condições para seus clientes é uma forma de tratá-los bem. Isso será impactado nas suas vendas e faturamento mensal. Pense em cobrança recorrente como uma praticidade e também como um investimento a longo prazo. 

Com a Dr.Cash é possível oferecer este tipo de pagamento porque nossa forma de pagamento para os pacientes é por meio de boleto bancário. 

Eles podem parcelar em até 24x e sua clínica recebe o valor integral em até 48h. Além disso, também não há nenhum custo de manutenção ou emissão dos boletos