Entenda O Que É Glosa, Tipos e Como Evitá-la na Sua Clínica!
Alguma vez você já recebeu um paciente em sua clínica ou hospital, atendendo-o pelo convênio e depois que ele foi embora não foi concluído o pagamento do serviço? Saiba que isto é chamado de glosa e ela pode ter várias causas.
Esta é uma das contas que pode ficar bastante cara no seu orçamento. Por isso, é muito importante entender sobre este assunto e todos os detalhes que o rodeiam. Para saber tudo sobre o tema, continue conosco e entenda sobre o que é glosa!
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O Que É Glosa?
A glosa acontece quando o paciente realizou um procedimento pelo convênio em uma clínica ou hospital credenciado e a operadora não realizou o pagamento. Isso pode ser por motivos técnicos ou administrativos.
Ou seja, vamos supor que um cliente faça uma cirurgia estética em seu estabelecimento pela cobertura do convênio.
Porém, após a conclusão do procedimento e finalização dos processos, a operadora não realizou o pagamento para sua clínica/hospital.
Outra forma é quando o procedimento não é coberto pelo convênio, porém, por algum erro de informações, ele é realizado no paciente. Quando a operadora receber os relatórios para pagamento, a glosa acontecerá, pois ela não vai pagar.
Quais São os Tipos de Glosas Hospitalares?
Dentro deste assunto existem três tipos de glosa hospitalar. Separamos as principais delas e suas características para você ficar por dentro do assunto. Acompanhe!
Glosa Administrativa
A glosa administrativa acontece quando há um erro no preenchimento de alguma informação.
A recusa do pagamento vai ocorrer porque aconteceu alguma falha na hora de preencher uma guia ou um relatório de diárias, por exemplo. Para resolver, é preciso preencher novamente as informações corretas e reenviar ao convênio.
Glosa Técnica
A glosa técnica é menos comum de acontecer, porém, pode ser que você tenha esse imprevisto.
Ela se dá quando algo relatado no tratamento do paciente não está correto, precisa de uma auditoria para avaliar se aquilo foi realizado mesmo ou da maneira relatada.
Para resolver pode ser necessário entrar em contato com o convênio para explicar o que de fato foi realizado no tratamento. Assim, com todas as informações detalhadas, a operadora tende a liberar o pagamento.
Glosa Linear
Este tipo de glosa acontece quando há falta de justificativas para um tratamento ou medicamento, por exemplo.
Se for algo muito caro sem uma informação clara e objetiva que justifique, o convênio questionará e só pagará quando tudo for explicado.
Novamente, este tipo de glosa pode ser resolvido ao detalhar para a operadora o porquê do procedimento ou medicamento. Por isso, entrar em contato rapidamente com o convênio faz toda a diferença.
Quais Os Principais Motivos de Glosa?
Existem algumas causas que acabam gerando a glosa e prejudicando tanto o andamento do convênio como o recebimento do hospital. Confira quais são os principais motivos!
Falta de Informações no Prontuário
Dentro do prontuário dos pacientes devem estar todo tipo de informações e detalhes a respeito do tratamento dele.
Dessa forma, é possível evitar problemas na comunicação entre o que foi gasto e o que precisa ser pago. Quando esses dados estão faltando, a chance de acontecer a glosa é bem maior.
Ausência de Prescrição de Medicamentos e Procedimentos
Quando não há prescrição médica detalhada, fica mais difícil saber se a conduta médica foi seguida e quais foram os métodos.
Por isso, o convênio vai pedir detalhes e justificativas, gerando a glosa.
Deficiência de Checagem Pela Equipe de Enfermagem
O enfermeiro tem a obrigação de conferir se, caso houver prescrição médica, há também a periodicidade.
Ou seja, não basta determinar o medicamento se não tiver a quantidade de vezes que o paciente precisa tomar. Quando a equipe de enfermagem não checa a informação, a glosa pode acontecer.
De Que Forma as Glosas Afetam as Instituições de Saúde?
Quando a glosa acontece, são muitos os setores prejudicados por isso. O principal problema é na parte financeira, pois houve um gasto que não está sendo pago.
Se o convênio se negar a pagar e justificar a causa, o prejuízo vai ficar na conta do hospital.
A partir disso, dentro do hospital será identificado o que aconteceu para a glosa ocorrer. Podem ser que aconteça broncas na equipe, desmotivando o quadro de colaboradores e gerando diversos problemas no dia a dia.
Como Evitar Glosas na Sua Clínica?
Em primeiro lugar, é importante identificar se a glosa acontece com frequência. A partir daí, é necessário ver cada detalhe e entender porque elas vêm acontecendo e identificar os problemas para corrigi-los.
As principais medidas partem do treinamento da equipe, em especial de enfermagem.
Com todos bem treinados e sabendo preencher tudo corretamente, as chances de errarem diminui. Principalmente na questão da checagem de prescrições, todos precisam estar bem atentos.
Você pode implantar prontuários eletrônicos, que acabam com o preenchimento de informações escritas.
Mas, novamente, treine a equipe para utilizar a ferramenta de forma adequada. Evitar que preencham as coisas manualmente é uma boa saída para contenção de falhas.
De vez em quando, vale a pena realizar auditorias internas com todos juntos. Dessa forma, é possível controlar o que está acontecendo, se tudo está sendo feito da forma correta e onde estão as falhas.
É importante também saber negociar com os convênios. Manter um bom relacionamento com as operadoras pode diminuir o tempo para avaliação de possíveis glosas.
Assim, o andamento dos processos vai ser bem mais rápido.
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Conclusão
A glosa pode ser um tema um pouco complicado e com muitas burocracias para resolvê-la. No entanto, é fundamental entender o que ela é e como acontecem para conseguir evitar que isto aconteça em seu estabelecimento.
O melhor é sempre manter tudo em dia, com muita atenção de todos, e estar em contato constante com as operadoras de convênio.
Muitas coisas podem mudar rapidamente; por isso, é obrigação dos administradores estarem em constante aprendizado para não deixar passar nada.
É fundamental evitar que as glosas aconteçam com frequência. Elas podem trazer muito prejuízo aos hospitais e clínicas.