controle financeiro

Entenda O Que É Um Controle Financeiro Para Clínicas E Como Fazê-lo

O termo controle financeiro pode assustar aqueles que gostam de gastar um pouco mais sem pensar no amanhã. No caso do controle das finanças de uma empresa, o trabalho pode ser um pouco mais difícil e árduo. 

Porém, esse cuidado é fundamental para manter o negócio saudável e prosperando dentro do esperado. 

Será que você está direcionado os esforços necessários e corretos para cuidar da área financeira de sua clínica ou hospital? Acompanhe nosso conteúdo e entenda mais sobre o assunto!

banner-parceria-drcash

Leia mais:

O Que É A DMED – Declaração De Serviços Médicos E De Saúde?

Entenda O Que É E A Importância Da Jornada Do Paciente Para Clínicas!

Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!

O Que É Controle Financeiro?

Controle financeiro diz respeito às ações tomadas para analisar, avaliar e agir diante de todos os dados de finanças da empresa. Ou seja, tudo aquilo que mostra como está a saúde do estabelecimento relacionado ao seu caixa. 

É mais fácil entender o que é controle financeiro se pensarmos no que ele pode abranger e gerenciar: entradas e saídas de dinheiro; fluxo de caixa; avaliação de tomada de decisões arriscadas; saldos e reservas; patrimônio; pagamentos e direitos, etc.

Qual É A Importância Do Controle Financeiro Para A Sua Clínica?

É de grande importância ter, por exemplo, uma planilha de controle financeiro de sua empresa ou qualquer outro tipo de ferramenta.

É a partir desta gestão de gastos e lucros que poderão ser tomadas decisões mais precisas e assertivas, como quanto investir ou quanto guardar. 

O controle e a gestão das finanças são capazes de nortear e direcionar para onde a empresa deve ir. Nesse sentido, é fundamental ter um profissional capacitado para tocar essa área. 

Ele deve estar preparado para enfrentar todo tipo de situação, pois terá toda a saúde financeira do estabelecimento já pré-definido.

Como Fazer O Controle Financeiro Da Sua Clínica?

O controle das finanças não é feito de uma hora para outra. Como dissemos, o organizador financeiro é muito importante neste processo. 

Além disso, seguir alguns requisitos ajuda nesta missão. Separamos alguns deles para você conferir e implementar.

Fluxo De Caixa

Se você é parceiro da Dr.Cash, sabe que conosco o seu fluxo de caixa aumenta. Mas será que você consegue acompanhar da maneira correta? É preciso ter um sistema para avaliar e acompanhar o seu caixa.

Assim, é mais fácil se preparar e conseguir pagar tudo em dia com o que recebe no período. É por meio de um sistema de fluxo de caixa bem definido que sua organização começa!

Capital De Giro

O capital de giro vai movimentar o dinheiro de sua empresa direcionando para o pagamento das principais despesas. Por exemplo: se a clínica precisa pagar impostos, fornecedores, pequenos insumos, etc, tudo é gerenciado nesta etapa. 

A verdade é que o capital de giro e o fluxo de caixa estão intimamente relacionados no bom funcionamento da organização financeira. 

Balanço Patrimonial

Depois de fazer investimentos na empresa ou mesmo após o início dos negócios, é preciso avaliar o que já foi feito e os resultados obtidos. Será que tudo o que foi feito foi rentável ou trouxe prejuízos? Trouxe lucros?

A partir do balanço patrimonial e dos resultados obtidos, as decisões futuras poderão ser tomadas com mais assertividade. 

DRE – Demonstrativo De Resultados

O balanço patrimonial consegue obter resultados depois de um longo período após a tomada de decisões. 

Já o demonstrativo de resultados é um método que consegue fazer um resumo de um período específico — um ano — podendo ser mais próximo. 

Estes dois precisam trabalhar juntos para o acompanhamento dos gastos e lucros junto com os resultados que foram recebidos. 

Reserva Emergencial

Não adianta obter lucros para a sua clínica ou hospital e gastar tudo na mesma medida. Todo bom gestor precisa estar preparado para futuras crises, imprevistos e muito mais. 

Por isso, o fundo de reserva emergencial é uma ótima alternativa em situações adversas e que necessitam de dinheiro. Isto é válido também para o controle financeiro pessoal

O organizador vai saber separar o valor adequado do fluxo de caixa para esta ação. 

Controle De Contas A Pagar E Receber

Falamos sobre o capital de giro, que ajuda a organizar tudo o que tem a sair e a entrar, para quem e quando. O controle de contas a pagar e receber é mais um método nesse sentido.

Sua diferença é que ele vai considerar a inadimplência de sua base, caso haja. Este método vai avaliar e organizar as formas corretas de pagamento de todas as contas e o que tem para ser recebido. 

Gestão De Custos

Você já ouviu falar em custos fixos e variáveis de sua empresa? Se não conhece, já passou da hora de ter um organizar financeiro em sua clínica ou hospital. 

Ele vai saber reduzir os custos e despesas maximizando lucros por meio da gestão de custos. 

Por meio deste método é possível também saber o seu posicionamento no mercado em relação à concorrência. Tudo isso sabendo o seu volume de vendas e de despesas mensal. 

Big Data

Por fim, mas não menos importante, vamos falar do Big Data. Utilize softwares e outras ferramentas de big data em sua empresa para estudar a sua base de dados, tendo informações precisas e úteis. 

São elas que vão ajudar na tomada de decisões também. 

Não se assuste com os valores para investir neste tipo de método, pois os resultados vão ser ótimos para a clínica a longo prazo. 

Quais São Os Melhores Aplicativos Para Controle Financeiro Em 2022?

Falando em controle de finanças pessoal e também empresarial, existem muitas ferramentas disponíveis para ajudar nesta missão. Em relação aos aplicativos, alguns ganham destaque:

  • Organizze;
  • Mobills;
  • Minhas economias;
  • Wisecash;
  • Orçamento fácil;
  • CoinKeeper;
  • Guiabolso;
  • Monefy.
banner-parceria-drcash

Leia mais:

Saiba Como Funciona O Recurso De Glosa E Como Realizá-Lo

Entenda O Que É Fluxo De Caixa E Como Implementá-Lo Na Sua Clínica

Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!

Conclusão

Ter o controle financeiro de sua clínica em dia é ter as rédeas para enfrentar qualquer situação. 

Por isso, é importante seguir as dicas e implantar os métodos indicados no dia a dia. Além disso, ter um profissional capacitado para cuidar desta área faz toda a diferença. 

Muitos são os desafios para manter o bom funcionamento do seu negócio. Não tenha medo e enfrente todos eles com uma boa gestão financeira, clínica, etc!