regua de cobrança

Saiba o que é a régua de cobrança e como funciona

Se está tendo problemas de inadimplência na sua clínica, uma das possíveis soluções é implementar a régua de cobrança. Você pode manter as cobranças em dia e evitar preocupações futuras. 

É uma forma de padronizar os recebimentos, inclusive de quem paga em dia. Controlar a inadimplência pode ser um desafio, mas não é algo impossível. Por isso, entenda mais sobre a régua de cobrança e o que é. 

banner-parceria-drcash

O que é a régua de cobrança?

Basicamente, a régua de cobrança define datas para enviar lembretes aos clientes para que eles paguem através do meio de pagamento escolhido. 

É como se houvesse um fluxo de comunicação definido somente para esse fim, em busca dos clientes no dia de receber. 

Além disso, implementar a régua de cobrança automatizada dá os resultados sobre os melhores canais de comunicação com o público. 

Por exemplo, se o retorno for abaixo do esperado, você pode mudar a sua forma de entrar em contato com as pessoas. 

A régua de cobrança pode ser dividida em duas etapas que vamos explicar abaixo. 

Pré-cobrança

Nesta etapa, você avisa o consumidor antes da data de vencimento. Ou seja, você previne que chegue a data limite para acontecer o pagamento. É uma forma de lembrar o paciente e ajudá-lo na organização. 

Cobrança

A cobrança deve acontecer quando a data de vencimento passou e o pagamento não ocorreu. 

Verifique se de fato não houve o pagamento para poder cobrar com motivo. Tentar não ser invasivo ou grosseiro é uma das melhores formas de conversar e reaver a quantia em débito. Esclareça dúvidas e ofereça alternativas de pagamento. 

Como a régua de cobrança funciona?

A régua de cobrança funciona da mesma forma que divulgações e promoções. Porém, nesse caso, você entra em contato diretamente com o cliente para avisar que a data de vencimento está chegando ou que já há débito em atraso. 

É possível implementar um cronograma de mensagens ou e-mails que serão enviados manualmente ou então automatizar o processo. 

Assim, você estabelece a melhor forma para o seu negócio e acompanha os resultados para ver se a estratégia está dando certo. 

Qual é a importância do recurso para a gestão de cobrança?

Ter recursos que ajudam nas cobranças de inadimplências é fundamental para manter a saúde financeira do seu negócio. 

Os pacientes que acabam não pagando as dívidas trazem prejuízos financeiros e o melhor é evitar esse tipo de situação usando as formas possíveis. 

Por isso, é importante implementar ações automáticas de cobrança realizadas por meio de régua de cobrança. Mas, também é possível realizar o processo manualmente com um calendário bem definido. 

Quais as vantagens no processo de cobrança?

Veja quais são as principais vantagens em ter um sistema organizado para cobrar os seus pacientes. 

A primeira dela é o recebimento facilitado, que impacta positivamente nas finanças e evita problemas. Depois, você terá uma organização mais precisa das contas mensais. 

Por consequência, a inadimplência não será um problema e terá níveis cada vez mais baixos. Além disso, o seu sistema de cobrança será profissional, sem amadorismo, o que passa credibilidade. 

Como fazer a régua de cobrança na sua empresa?

É preciso analisar quais são os pontos fortes de comunicação com os seus clientes para implementar as melhores mensagens a eles. Planeje um cronograma de envio e também os canais.

Opte pela pré-cobrança, sem ser chato ou invasivo, e depois estabeleça um prazo para cobrar quando estiver vencido. 

Você não deve enviar mensagens por muitos dias após o vencimento, mas esteja preparado para intensificar a cobrança nos primeiros dias. 

Como a régua de cobrança pode ajudar na redução da inadimplência?

Como dissemos, uma das vantagens em implementar a régua de cobrança é a diminuição da inadimplência.

Em mais detalhes, isso acontece porque você acaba relembrando pessoas que costumam esquecer as datas, mas que são boas pagadoras. Além disso, se você oferece alternativas para que elas paguem os débitos, as chances de negociação são maiores. 

Modelo de régua de cobrança

Você pode implantar a régua de cobrança através de boleto bancário, que é prático e não precisa de limite em cartão de crédito nem pagamento imediato. 

A Dr.Cash permite que seus pacientes parcelem os procedimentos em até 24x utilizando essa forma de pagamento. 

Os outros dois principais modelos de régua de cobrança é por débito automático ou crédito. No caso do crédito, o valor costuma ser cobrado automaticamente na fatura, mas, mesmo assim, você pode enviar os lembretes aos consumidores. 

O débito automático tem a mesma lógica do cartão de crédito, e da mesma forma você pode enviar lembretes para que a pessoa não esqueça de autorizar o débito, caso seja necessário. 

Como criar uma régua de cobrança?

Veja qual será a melhor forma, se automatizada ou manual, e não deixe de criar um cronograma de acordo com as datas de vencimento dos débitos. Se possível, invista em mensagens personalizadas e mais humanizadas para não parecer robótico demais. 

Esteja sempre por dentro dos resultados, porque eles podem orientar as suas estratégias. 

banner-parceria-drcash

Conclusão

Cobrar é algo desconfortável, mas que precisa ser feito. O melhor é achar alternativas para isso sem parecer invasivo ou chato demais. A régua de cobrança é uma alternativa que você pode avaliar e implementar na sua clínica.

Outra alternativa é oferecer o pagamento com a Dr.Cash, porque você não precisa se preocupar com a inadimplência. Nós cuidamos disso para você. Além disso, também emitimos os boletos para seus pacientes! Seja um parceiro.