Guia Completo Sobre Planejamento Financeiro Clínicas!
Para cuidar das suas finanças com responsabilidade e fazer o seu negócio prosperar, é fundamental contar com um bom planejamento financeiro.
Isso porque, saber tudo sobre os seus custos, gastos, lucros, etc é ter controle e conseguir tomar decisões mais assertivas.
Se a sua clínica ou hospital ainda não tem um plano financeiro, é interessante começar a se preparar. Preparamos um guia completo para você conseguir organizar as finanças do seu negócio da melhor forma. Acompanhe e confira!
Leia mais:
Entenda O Que É Bitributação, Por Que Acontece E Como Evitar?
Fluxo De Atendimento: Como Montar Na Sua Clínica?
Entenda O Que É Glosa, Tipos E Como Evitá-La Na Sua Clínica!
O Que é Planejamento Financeiro?
Ter um planejamento financeiro é ter organização das finanças do seu negócio ou até mesmo das finanças pessoais. É por meio dele que você pode definir e atingir objetivos e metas que são de curto ou longo prazo.
Em outras palavras, o planejamento financeiro pessoal ou empresarial serve para orientar os gastos e traçar mapas para chegar onde deseja. Afinal, quem conhece suas finanças a fundo pode tomar qualquer decisão com consciência!
Para Que Serve o Planejamento Financeiro?
Se a sua clínica ou hospital está crescendo, com certeza, há uma contabilidade para acompanhar todas as informações e fazer relatórios.
Basicamente, o plano financeiro da empresa tem o mesmo sentido de contabilizar tudo o que entra e o que sai.
A diferença é que você pode se organizar e planejar o futuro com base nos padrões de custos e lucros que já existem no seu negócio.
Claro, é importante incluir reservas financeiras e contar com imprevistos, porque eles podem acontecer a qualquer momento.
Qual é a Importância do Planejamento Financeiro Para a Sua Clínica?
O principal ponto sobre o planejamento feito corretamente é identificar a situação atual da empresa. Ou seja, a partir dele será possível identificar o que precisa ser melhorado ou mantido de acordo com estratégias bem definidas.
Sabendo o que é o planejamento financeiro e utilizando-o da melhor forma, seu negócio vai poder atingir metas e objetivos.
Além disso, com o plano definido você consegue perceber o que pode ser cortado nos custos e o que pode ser investido em reserva financeira.
Quais São os Tipos de Planejamento Financeiro?
O planejamento financeiro não se concentra apenas na esfera empresarial. Como dissemos, ele pode servir também na vida pessoal. Separamos os tipos de planos que existem e para qual finalidade eles servem.
Planejamento financeiro empresarial
Ele é totalmente direcionado às finanças da empresa para organização e tomada de decisões planejadas.
Com ele, é possível ter controle de como anda a saúde financeira do negócio e saber quais passos podem ser tomados em busca de objetivos e metas.
Planejamento financeiro pessoal
Aqui, neste caso, o planejamento financeiro pessoal é destinado a uma única pessoa.
Ou seja, pode ser alguém que more sozinho, cuide exclusivamente de suas contas ou que seja a única renda da família. Da mesma forma é possível organizar as finanças e saber a atual situação para fazer planos.
Lembrando que as finanças pessoais não podem ser misturadas às da empresa para não causar confusão. O ideal é manter as duas coisas em contas separadas para que você não se perca nos gastos, despesas e lucros.
Planejamento financeiro familiar
Diferente do planejamento pessoal, aqui envolve mais de uma pessoa, ou seja, duas ou mais rendas. A organização vai ajudar a atingir objetivos e cortar despesas que não são necessárias naquele momento.
Sinais de Que o Seu Planejamento Financeiro Está Errado
Para saber se o seu planejamento está errado, verifique alguns sinais. Por exemplo, seus gastos estão além do esperado, suas metas estão ficando mais difíceis de serem alcançadas, ou as contas não estão batendo.
Estes sinais podem dar uma noção de que algo não está sendo organizado corretamente. É importante ter um profissional especialista para cuidar das finanças e assumir a responsabilidade.
Como Elaborar Um Planejamento Financeiro?
Alguns passos são fundamentais na hora de criar um bom planejamento financeiro para sua clínica ou hospital. Confira os quatro pontos imprescindíveis que vão ajudar na organização das finanças.
Faça Um Diagnóstico Financeiro
Entenda tudo sobre a situação atual do seu negócio. Realizar o diagnóstico é saber como estão suas finanças atualmente, diferenciando gastos, despesas e lucros para poder. É o momento de compreender onde o seu estabelecimento está!
Defina Seus Objetivos do Seu Negócio
Agora, depois de saber onde você está, é hora de definir onde quer chegar. Trace as metas e objetivos do seu negócio e veja o que será preciso fazer para alcançá-los de acordo com a situação financeira atual e o que espera acontecer.
Tenha Uma Reserva de Emergência
Não esqueça que, dentro do seu planejamento, deve haver espaço para a reserva financeira de emergência.
Ninguém sabe o que pode acontecer e imprevistos estão sempre por aí. Então, nada melhor do que estar minimamente preparado para enfrentá-los!
Faça Seu Orçamento Mensal e Estabeleça Prioridades
Dentro do planejamento é preciso pensar a curto, médio e longo prazo. Isso porque, para alcançar os objetivos futuros, é preciso agir a cada dia. Sendo assim, você não pode esquecer de se preparar para as despesas mensais.
Veja o que entra como prioridade nos custos e despesas e aquilo que pode ser cortado ou esperar mais um pouco. É importante não deixar de lado os objetivos, e, se precisar, mude pouca coisa neles.
Leia mais:
Entenda O Que É Fluxo De Caixa E Como Implementá-Lo Na Sua Clínica
O Que É A DMED – Declaração De Serviços Médicos E De Saúde?
Saiba O Que É Elegibilidade De Paciente E Principais Critérios
Conclusão
Deu para entender que o planejamento financeiro não serve somente para as finanças empresariais, não é mesmo?
Planejar é importante dentro da vida pessoal e familiar, para organizar o que é possível e conseguir atingir objetivos e metas futuras no prazo desejado.
Nas empresas, como clínicas e hospitais, um bom planejamento financeiro pode fazer o negócio prosperar. Da mesma forma, se a organização não existe, o estabelecimento pode afundar e ter muitas dificuldades com as finanças.
Dito isso, invista em planejamento não só financeiro, mas de toda a organização dentro do seu negócio. Sua clínica ou hospital ganha muito e os pacientes poderão aproveitar um atendimento cada vez melhor.