cirurgia em animais

Saiba como funciona a cirurgia em animais e cuidados

Os procedimentos veterinários são muito importantes e podem salvar a vida dos bichinhos em alguns casos. A cirurgia em animais é um desses processos e que é bastante realizada, dependendo do caso de cada pet. 

Nosso blog trouxe mais detalhes sobre como funcionam as cirurgias veterinárias e quais são mais realizadas nas clínicas e hospitais pet. Confira e veja se o seu estabelecimento realiza algum deles!

banner-drcash-pet-02

Quais são as cirurgias em animais mais comuns? 

Dentro desse segmento existem muitos tipos de cirurgias, desde as mais simples até procedimentos que são mais complexos. Separamos quais são as cirurgias em cachorro, gato e outros pets que são mais realizadas. 

  • Castração: por ser um procedimento comum e que muitos veterinários indicam, a castração é a número um nos consultórios;
  • Remoção de corpo estranho: algumas vezes, por acidente, o pet pode acabar engolindo um brinquedo ou algum objeto que esteja espalhado pela casa. É necessário um procedimento cirúrgico para remover o corpo estranho de dentro do animal;
  • Fraturas: se o seu bichinho de machuca e acaba tendo uma fratura, ele pode precisar de uma cirurgia corretiva;
  • Remoção de tumores: infelizmente, os pets podem ter algum tipo de tumor e uma das etapas do tratamento é a remoção dele. Por isso, é necessário um procedimento cirúrgico. 

Na sua clínica, algum desses procedimentos são realizados? Saiba que com a Dr.Cash Pet, você pode financiá-los para os tutores!

Como funciona a cirurgia em animais?

Assim como nos humanos, a cirurgia em animais exige uma preparação e processos prévios para que tudo ocorra bem. São medidas que garantem o sucesso do procedimento e um bem-estar pós-cirúrgico. 

Tratamentos anteriores

Antes de fazer a cirurgia no bichinho, o especialista precisa analisar o histórico de saúde dele, quais tratamentos ele já fez, etc. 

Também é importante que ele indique uma preparação para que o pet fique mais forte para o procedimento, como alimentação reforçada e medicamentos. 

Consultas e exames

As consultas e exames fazem parte da preparação para cirurgia em animais de grande porte ou pequenos. É preciso saber como está a saúde do bichinho antes do procedimento e deixá-lo o mais preparado possível. 

Cuidados pré-cirúrgicos

Os cuidados pré-cirúrgicos envolvem todas as recomendações que o profissional precisa fazer antes do dia da cirurgia, como no dia anterior. 

Pode ser um jejum de comida e água por horário determinado e que ele fique mais tranquilo para se preparar melhor.

Anestesia

Em geral, a anestesia nos pets deve ser feita em três etapas: sedativo, medicação e anestesia. Tudo isso evita complicações durante a cirurgia ou reações à anestesia que será aplicada. 

Cirurgia

Todas essas etapas levam à cirurgia, o procedimento final e principal. Tudo neste processo vai depender do caso do pet e dos desdobramentos cirúrgicos. 

Os procedimentos de uma cirurgia em animais menos complexos tendem a demorar menos, já os mais complicados podem durar horas.

Quais os cuidados após a cirurgia?

Depois que o pet passa por um procedimento cirúrgico é importante deixá-lo bastante confortável para ter uma recuperação melhor. 

Além disso, os tutores devem seguir todas as orientações que os veterinários recomendarem, como medicamentos e alimentos que devem ou não ser consumidos. 

Outro ponto é não estimular estripulias do peludo, o objetivo deve ser deixá-lo mais tranquilo. Água não pode faltar para a hidratação e também para limpar os curativos com muito cuidado sempre. 

Qual o período pré-operatório ou pré-cirúrgico ideal?

O pré-operatório ideal de uma cirurgia em animais é aquele em que o tutor prepara o pet com todas as recomendações do especialista e todos os exames são feitos. 

Tudo isso garante uma recuperação melhor e também técnicas específicas para o caso do peludo, de acordo com o estado de saúde dele. 

O que é período transoperatório ou trans cirúrgico?

Este momento é quando o pet chega ao centro cirúrgico, começa a ser preparado para o procedimento e vai até a hora que a cirurgia termina e ele é encaminhado para uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva). 

Nesse local, ele poderá ser acompanhado de perto após as primeiras horas. 

O que é período pós-operatório ou pós-cirúrgico?

O período pós-operatório de uma cirurgia em animais envolve as primeiras horas depois da cirurgia até a alta do pet. 

O pós-cirúrgico vai se estender por alguns dias ou até mesmo semana, que é quando o cão, gato, etc precisa de cuidados especiais para se recuperar do procedimento realizado. 

Quem pode ser um cirurgião-veterinário?

Para se tornar um cirurgião-veterinário, o profissional deve cursar a faculdade de veterinária. 

Quando se formar, ele poderá fazer alguns procedimentos cirúrgicos, mas pode se especializar nos que mais tem interesse e se tornar um verdadeiro especialista. 

A Dr.Cash Pet cobre cirurgias em animais?

Sim, um dos procedimentos veterinários que a Dr.Cash Pet cobre são as cirurgias em animais de pequeno ou de grande porte. 

O tutor pode contar com essa solução de pagamento na hora de arcar com o valor do procedimento realizado no pet.  

banner-drcash-pet-01

Conclusão

Com a Dr.Cash Pet, os tutores não ficam desamparados na hora de arcar com a cirurgia em animais, que tem valor alto dependendo do procedimento. É uma solução para eles conseguirem cuidar do companheiro sem pesar no orçamento. 

Para as clínicas veterinárias a Dr.Cash Pet ajuda a aumentar o faturamento, conseguindo vender mais procedimentos. Tudo isso ainda recebendo o valor de tudo em até 48h. Esses são só alguns dos benefícios da solução!